A Creche do Colégio da Gandarinha tem um protocolo com o Ministério da Segurança Social para 55 crianças, com idades compreendidas entre os 4 meses e os 3 anos. Esta resposta social ocupa parte de um edifício construído nos finais dos anos 70, sendo este, amplo, térreo e com excelente luminosidade natural e artificial. A creche tem como base o bem-estar e segurança das crianças que aí permanecem diariamente e pela dedicação de toda a equipa, procurando fazer o melhor para o bem-estar dos mais pequenos.
Esta funciona de segunda a sexta das 7h30m às 19 horas, exceto nas interrupções previstas no calendário escolar.
A equipa de creche conta com duas educadoras de infância, uma responsável pela sala de berçário e andantes e outra pela sala de transição, bem como duas auxiliares para cada sala de berçário, uma para a sala dos andantes e outra para a sala dos 2 anos.
A creche é composta e dividida por várias salas de acordo com as diferentes faixas etárias:
Sala de berçário
Sala dos Andantes/
Aquisição de marcha
Sala de Transição
Outras divisões
Casas de banho
Copa
Refeitório
Relativamente aos espaços exteriores, dispomos de amplos espaços verdes, onde as crianças podem brincar e contactar com a natureza. Contamos também com um parque infantil, equipado com baloiços, triciclos entre outros brinquedos e equipamentos.
O Colégio está inserido numa quinta onde se cultivam produtos hortícolas para consumo próprio e para venda,assim como criação de animais, nomeadamente patos, galinhas, porcos…
As crianças da sala dos Andantes e da sala de Transição beneficiam de atividades de música e ginástica, uma vez por semana, orientadas por um professor da especialidade.
Ao longo de todo o ano letivo e em todas as atividades levadas a cabo na Creche do Colégio da Gandarinha estão presentes os seguintes princípios:
- Fomentar uma vida de sã convivência social, através do respeito por si próprio e pelos outros.
- Promover a independência das Crianças.
- Desenvolver a autodeterminação da Criança, através da liberdade de escolha, através da tomada de decisões.
- Promover a sua autoestima.
- Incentivar a participação das Crianças nas atividades do dia-a-dia.
- Promover hábitos de higiene.
- Desenvolver a expressão plástica livre como meio de desenvolvimento da criatividade individual e da imaginação.
- Incentivar o gosto pela partilha.
- Desenvolver o gosto e o respeito pela Natureza.
- Promover a participação dos Pais nas atividades da Creche.
- Informar continuamente os Pais sobre as atividades desenvolvidas ao longo dos meses, bem como os objetivos subjacentes e a evolução da Crianças ao longo dos diferentes perfis de desenvolvimento.