O CATL tem protocolo com o Ministério da Segurança Social, sendo a capacidade atual de 80 crianças.
Esta resposta social, tem vindo a desenvolver-se, ao longo dos anos, dando apoio às crianças que frequentam o 1ºciclo desta Instituição. Com a intenção de apoiar as crianças em fase escolar, o CATL pretende que, para além de uma continuidade da escola, aqui as crianças tenham oportunidades de alargar as suas experiências através de atividades extra-curriculares aliciantes, de cariz variado: Estas atividades são entendidas como mais uma componente da vida do Colégio que, reforçando a qualidade da sua proposta pedagógica e educativa, contribuem de forma diversificada para o desenvolvimento de conhecimentos sociais, físicos, culturais, comportamentais e cognitivos complementares às competências que as atividades curriculares lhes fornecem, permitindo desenvolver nas nossas crianças um leque de experiências diversificadas.
Pela sua mais-valia formativa e cultural e pela ocupação do tempo livre das crianças, deseja-se que, sejam atividades com intencionalidade educativa, desenvolvam-se num espaço pedagogicamente rico e sejam complementares às aprendizagens escolares.
A educação que pretendemos no e para o tempo livre visa contribuir para o completo e harmonioso desenvolvimento das crianças, permitindo-lhes que desenvolvam as suas competências e aprendizagens de forma diferente, agradável e mais proveitosa (função lúdico-pedagógica).
Procurámos assim, no tempo/espaço do CATL proporcionar às crianças um tempo livre equilibrado, entre o brincar e o aprender.
A oferta educativa do ATL está disponível para crianças inscritas ou não no Colégio.