Menu Fechar

Pré-Escolar

O Pré – Escolar tem um protocolo com os Ministérios da Segurança Social e da Educação para 75 crianças, ocupando um edifício contiguo ao da creche mas já construído nos anos 90 com o qual partilha a cozinha, o refeitório e outras divisões. Dispõe de 3 salas de atividades, uma sala parque e uma casa de banho.O jardim, em grande parte relvado, estende-se por uma área de 640 m2 que também inclui um parque infantil com 220 m2.

A educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da ação educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita relação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário.

A nossa prática educativa assenta num trabalho individualizado, considerando cada criança como sujeito ativo do seu processo educativo e formativo. Procuramos estimular o interesse pela descoberta, pela imaginação, pela criatividade, pelo saber articulando as diferentes áreas do desenvolvimento. Deste processo fazem parte todos os intervenientes da comunidade educativa (pais, educadores, professores, comunidade envolvente).

O Pré-Escolar é constituído por três grupos de crianças: 3, 4 e 5 anos.Cada grupo tem como responsável uma educadora de infância, apoiado por uma auxiliar da ação educativa.A educadora acompanha o grupo desde a sala dos andantes até à sua entrada para o 1ºciclo. Em parceria com as educadoras trabalham os professores das extracurriculares e o responsável pelo gabinete de apoio constituído por um psicólogo.

Cada uma das salas são espaços onde a criança usufrui de experiências educativas diversificadas, num contexto facilitador de interações sociais, alargadas com outras crianças, permitindo que cada uma ao construir o seu desenvolvimento e aprendizagem, vá contribuindo para o desenvolvimento e aprendizagem dos outros. Os espaços de aprendizagemestendem-se ao refeitório, o recreio, espaços verdes, a quinta e a capela.

No colégio a articulação entre o pré-escolar e o 1º ciclo estabelece-se de modo natural, dada a proximidade do espaço físico e o conhecimento dos dois níveis educativos, quer pelos educadores, quer pelos professores. Neste sentido, desenvolvemos uma excelente dinâmica de grupo, ao realizarmos atividades e projetos em comum, beneficiando o colégio e toda a comunidade educativa.

Atividades

Como complemento à oferta curricular as crianças beneficiam de várias atividades, lecionadas por professores da especialidade

Inglês

(2 vezes por semana)

Ginástica

(1 vez por semana)

Informática

(1 vez por semana, apenas para a sala dos 5/6 anos)

(1 vez por semana)

Dança

(1 vezes por semana)

Áreas de conteúdo

O pré-escolar oferece a todas as crianças, desde os 3 anos até ao ingresso no 1º cicloa construção de um currículo próprio, de acordo com as orientações curriculares, tendo em conta as áreas de conteúdo.

Face à situação específica de cada turma um currículo diversificado, abrangente e inovador, que permite desenvolver as competências essenciais ao seu pleno desenvolvimento. As referidas Áreas de Conteúdo são divididas em três “grupos”:

• Domínios da linguagem oral e abordagem à escrita
  • Domínio da matemática
  • Expressão dramática
  • Expressão plástica
  • Expressão musical

A lei-quadro da Educação Pré-escolar estabelece como principio geral que a educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da ação educativa a família, com a qual se deve estabelecer estreita relação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário. Este princípio fundamenta todo o articulado da lei e dele decorrem os objetivos gerais pedagógicos definidos para a educação pré-escolar:

a) Promover o desenvolvimento pessoal da criança com base em experiências de vida democrática numa perspetiva de educação para a cidadania;

b) Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência como membro da sociedade;

c) Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem;

d) Estimular o desenvolvimento global da criança no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas;

e) Desenvolver a expressão e a comunicação através de linguagens múltiplas como meios de relação de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo;

f) Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;

g) Proporcionar à criança ocasiões de bem-estar e de segurança, nomeadamente no âmbito da saúde individual e coletiva;

h) Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências ou precocidades e promover a melhor orientação e encaminhamento da criança;

i) Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efetiva colaboração com a comunidade.